Apresentação

Festival de Vídeo Tela Digital - O festival que exibe curtas selecionados na tevê, dá prêmios em dinheiro e remunera os filmes veiculados!

Iniciativa da Associação Cultural Kinoforum e da Tv Brasil com o objetivo maior de dar oportunidades de novos olhares para a TV. O programa contou em sua primeira edição em 2009, também com a parceria do Festival do Minuto, através da utilização do sistema de exibição na internet, os filmes inscritos para exibição no Tela Digital.

O Festival Tela Digital foi criado com a intenção de integrar os públicos de Televisão, Internet e Festival. Ao provocar esta interatividade é possível mostrar ao público que aquele(a) que está na tela pode ser em potencial um realizador(a). Nesse sentido, o festival é aberto à todas aquelas pessoas que pensam, que assistem Tv, que  tenham um recado a dar e, mais do que tudo, que sonham em ter um trabalho seu exibido nas telas de uma emissora de tevê.

O programa abriu espaço para essas produções serem veiculadas na tevê graças a um convênio que a Associação Cultural Kinoforum assinou com a TV Brasil e suas retransmissoras e, segue a missão da  TV Brasil  de complementar e ampliar a oferta de conteúdos na TV aberta, oferecendo uma programação de natureza informativa, cultural, artística e formadora da cidadania, promovendo assim, o audiovisual brasileiro. Ajudando a descobrir novos olhares, abrindo espaço para a experimentação de novas linguagens e formatos, além de promover a diversidade cultural brasileira.

O Festival Tela Digital reflete uma tendência forte do novo cenário do audiovisual, onde o cruzamento de plataformas torna-se algo essencial na promoção de uma obra, com os filmes  exibidos em mídias diferentes, sendo a internet uma plataforma importante e  praticamente obrigatória a ser considerada no planejamento de comercialização e divulgação de um filme.

A primeira edição do Festival de Vídeo Tela Digital aconteceu em 2009, colocando no ar curtas-metragens inscritos e enviados pela internet, selecionados pela equipe de curadoria do festival. O programa esteve no ar entre abril e agosto de 2009, às segundas-feiras, 20h30, na TV Brasil, apresentado pelos atores Samuel Assis e Naruna Costa. Foram inscritos por meio da internet 555 vídeos, dos quais 433 foram publicados no Site Tela Digital e 72 selecionados para exibição no programa.

Já a segunda edição do Festival de Vídeo Tela Digital aconteceu em 2011, colocando no ar curtas-metragens inscritos e enviados pela internet, selecionados pela equipe de curadoria do festival. O programa esteve no ar entre abril e outubro de 2011, às segundas-feiras, 20h30, na TV Brasil, apresentado pelos atores Samuel Assis e Naruna Costa, repetindo a dobradinha da primeira temporada. Foram inscritos 935 vídeos, dos quais 474 foram publicados no Site e 75 exibidos no Programa Tela Digital.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>